A família do ex-piloto de Fórmula 1 Michael Schumacher ganhou o processo contra a revista alemã Die Aktuelle, que havia publicado uma entrevista falsa do heptacampeão mundial, gerada por inteligência artificial (IA), confirmou uma porta-voz nesta quinta-feira (23).
Em abril de 2023, a revista Die Aktuelle se vangloriou de ter conseguido uma entrevista com Michael Schumacher, a primeira desde o seu acidente de esqui e grave traumatismo cranioencefálico no final de 2013 nos Alpes franceses.
Especializada em informações sobre celebridades e pertencente ao grupo alemão Funke, a revista publicou a suposta "entrevista" para posteriormente revelar que teria sido gerada por inteligência artificial.
"Ganhamos o processo e não faremos mais comentários", disse Sabine Kehm, porta-voz da família do lendário piloto alemão, em um e-mail enviado à AFP.
O jornal alemão Bild noticiou nesta quinta-feira que a família recebeu 200 mil euros (cerca de R$ 1,1 bilhão pela cotação atual) de indenização, valor não confirmado pela porta-voz da família.
Após esse episódio, o editor da revista pediu desculpas publicamente a Schumacher e sua família. Anne Hoffmann, editora-chefe do Die Aktuelle, foi demitida.
A família de Michael Schumacher protege com rigor a privacidade do ex-campeão de 55 anos, que não é visto em público desde o acidente. Raras informações sobre seu estado de saúde têm sido divulgadas.
* AFP