A Uefa anunciou nesta quinta-feira (1º) o nome dos locais onde as 21 seleções já classificadas para a Eurocopa da Alemanha ficarão concentradas durante o torneio que será realizado de 14 de junho a 14 de julho.
A seleção anfitriã escolheu a cidade bávara de Herzogenaurach, também conhecida por ser a sede do fabricante de equipamentos esportivos Adidas, assim como de sua concorrente Puma.
A atual campeã Itália ficará em Iserlohn, perto de Dortmund, e a vice-campeã Inglaterra em Blankenhain, perto de Leipzig, no leste do país.
A França, favorita ao título, terá o seu centro de treinamento em Paderborn, enquanto Portugal de Cristiano Ronaldo ficará perto de um mosteiro com oito séculos de existência em Harsewinkel.
A Espanha (seleção mais vezes campeã ao lado da Alemanha, com três títulos europeus) ficará concentrada em Donaueschingen, no sul do país, bem perto da fronteira com a Suíça.
O regulamento da Uefa exige que as seleções se instalem em seu centro de treinamento pelo menos cinco dias antes do seu primeiro jogo no torneio.
Cada equipe também deverá organizar pelo menos um treino com público em seu centro de treinamento.
Ainda há três vagas abertas para a Euro-2024 que serão disputadas no formato de playoffs no fim de março, por 12 seleções divididas em quatro 'semifinais'.
A Eurocopa começará em Munique e a final será disputada no Estádio Olímpico de Berlim. As outras sedes do torneio serão Dortmund, Colônia, Düsseldorf, Frankfurt, Gelsenkirchen, Hamburgo, Leipzig e Stuttgart.
--- Sedes dos centros de treinamento da Eurocopa-2024, na Alemanha:
GRUPO A
Alemanha: Herzogenaurach
Escócia: Garmisch-Partenkirchen
Hungria: Weiler im Allgaeu
Suíça: Stuttgart
GRUPO B
Espanha: Donaueschingen
Croácia: Neuruppin
Itália: Iserlohn
Albânia: Kamen
GRUPO C
Eslovênia: Wuppertal
Dinamarca: Freudenstadt
Sérvia: Augsburgo
Inglaterra: Blankenhain
GRUPO D
Holanda: Wolfsburgo
Áustria: Berlim
França: Paderborn
GRUPO E
Bélgica: Ludwigsburg
Romênia: Würzburg
Eslováquia: Mainz
GRUPO F
Portugal: Harsewinkel
República Tcheca: Norderstedt
Turquia: Barsinghausen
* AFP