A milhares de quilômetros da capital espanhola, Real Madrid e Atlético de Madrid se encontram nesta quarta-feira (10) em Riad, às 16h00 (horário de Brasília), em busca de um vaga na final da Supercopa da Espanha, o primeiro título do ano que se inicia.
Os dois gigantes madrilenhos abrirão a disputa pelo troféu na quarta, no estádio Al-Awwal Park, em Riad, antes de Osasuna e Barcelona, atual campeão do torneio, se enfrentarem na outra semifinal, na quinta-feira.
- Vitória 'rojiblanca' nesta temporada -
As duas equipes vão reeditar a final de 2020, primeiro ano em que a Supercopa da Espanha se transferiu para a Arábia Saudita, em que os 'merengues' acabaram vencendo por 4 a 1 nos pênaltis.
O confronto também será um 'primeiro assalto' antes de Atlético e Real se reencontrarem na próxima semana, em mais um jogo de mata-mata, mas pelas oitavas de final da Copa do Rei.
O Real Madrid chega a esta nova edição da Supercopa querendo virar a página da derrota sofrida na final do ano passado contra o Barcelona.
Desde 2020, a Supercopa passou a ser um quadrangular que coloca o campeão da Copa do Rei contra o vice-campeão da última Liga e o vice-campeão da Copa do Rei contra o vencedor do campeonato espanhol. O Real Madrid venceu em duas ocasiões: 2020 e 2022.
- Sequência positiva -
Os merengues chegam a Riad, também como atuais co-líderes do campeonato espanhol, numa sequência positiva com nove vitórias nos últimos dez jogos oficiais.
O Real Madrid só foi derrotado uma vez nesta temporada e foi exatamente pelo Atlético de Madrid em LaLiga (3-1), resultado que poderá vir à memória nesta quarta-feira.
"Parece que consertamos os danos que o Atlético nos causou e acho que amanhã podemos conseguir uma versão melhor do que a do primeiro jogo", disse nesta terça-feira o técnico Carlo Ancelotti.
Ancelotti terá à sua disposição todos os seus jogadores de destaque, incluindo Jude Bellingham e Vinícius Júnior, que foram os mais aclamados na segunda-feira ao chegarem a Riad.
"Mais do que um jogo, amanhã é uma competição importante em que temos de dar o nosso melhor para vencer", afirmou.
- 10 pontos de vantagem em LaLiga -
Os 'rojiblancos' buscarão repetir a vitória obtida no campeonato espanhol e querem se recuperar do duro golpe sofrido na derrota nos acréscimos na última rodada diante do Girona (4-3).
O 'Atleti' está em quinto no campeonato espanhol, dez pontos atrás de Real Madrid e Girona, e por isso a Supercopa se apresenta como a oportunidade de afirmação para os 'colchoneros', encorajados pela vitória conquistada em LaLiga sobre os 'merengues', embora Simeone prefira manter toda a cautela possível.
"Naquela partida, alguns jogadores do Real Madrid não puderam participar, mas estarão lá amanhã e farão crescer seu nível de jogo", disse Simeone, que terá os seus principais atletas disponíveis.
- Griezmann a um passo do recorde -
Os francês Antoine Griezmann e Álvaro Morata voltarão a liderar o ataque do Atlético contra o eterno rival da capital espanhola.
Griezmann terá uma nova oportunidade de se tornar o maior artilheiro de todos os tempos do 'Atleti', depois de marcar seu 173º gol com a camisa do time no dia 19 de dezembro, igualando o lendário Luis Aragonés.
No meio de campo, o argentino Rodrigo de Paul vem se tornando uma peça fundamental que mais uma vez poderá trazer qualidade ao setor contra o Real Madrid.
Os 'rojiblancos' tentarão dar o primeiro passo contra os merengues para tentar erguer o troféu que conquistaram em 2020.
* AFP