O Porto venceu nesta quarta-feira (13) o Shakhtar Donetsk por 5 a 3 e se classificou para as oitavas de final da Liga dos Campeões como segundo colocado do grupo H, atrás do Barcelona.
Com este resultado, o Shakhtar terminou em terceiro e vai disputar a Liga Europa. Já o Royal Antwerp, último colocado, está eliminado das competições europeias, mas se despediu de forma honrosa com uma vitória por 3 a 2 sobre o Barça.
O Porto não chegava às oitavas desde a temporada 2018-2019, quando foi eliminado nas quartas de final.
Depois de marcar duas vezes contra o Shakhtar no jogo de ida, o brasileiro Wenderson Galeno voltou a balançar as redes duas vezes na vitória da sua equipe (9' e 43'), e também marcaram Mehdi Taremi (62'), Pepe (75') e Francisco Conceição (82'), filho do técnico Sérgio Conceição.
Aos 40 anos, o ex-zagueiro do Real Madrid Pepe comemorou com um gol em seu 100º jogo na Liga dos Campeões.
Danylo Sikan (29'), Eustáquio (72') e Eguinaldo (88') marcaram pelo Donetsk.
Os anfitriões só precisavam evitar a derrota no Estádio do Dragão para avançarem no Grupo H junto com o Barcelona, mas não abriu mão de marcar gols.
"No Porto nunca jogamos pelo empate, embora esse resultado também nos convém. O treinador disse que este jogo seria como uma final e que tínhamos de vencer. Missão cumprida", disse Wenderson Galeno à CNN Portugal.
* AFP