Portugal, que já estava classificado para a Euro-2024 como líder de seu Grupo J, derrotou neste domingo (19) a Islândia, em Lisboa, por 2 a 0, encerrando sua participação nas Eliminatórias com a 10ª vitória consecutiva, um feito inédito.
A seleção portuguesa garantiu a campanha 100% graças aos gols do meio-campista Bruno Fernandes (37') e do atacante Ricardo Horta (66').
Depois do apito final, os espectadores presentes no estádio José Alvalade, na capital portuguesa, manifestaram a sua alegria ao comemorar esta classificação perfeita, um sucesso sem precedentes para a seleção portuguesa ainda liderada pelo seu capitão Cristiano Ronaldo.
Alcançar esse recorde "histórico" era o objetivo que o técnico espanhol Roberto Martínez havia estabelecido, como lembrou na coletiva de imprensa na véspera da partida. Após esta vitória, a seleção portuguesa terminou como líder do grupo J com 30 pontos e 36 gols marcados.
A também classificada Eslováquia terminou oito pontos atrás de Portugal, na segunda posição das Eliminatórias, após uma vitória por 2 a 1 sobre a Bósnia e Herzegovina, em Zenica.
Luxemburgo, que vai disputar a repescagem, terminou em terceiro a 13 pontos dos líderes depois de encerrar uma campanha impressionante na fase de grupos com uma vitória por 1 a 0 sobre a modestíssima seleção do Liechtenstein.
Portugal, campeão europeu de 2016, estará entre os favoritos ao título no torneio que será disputado na Alemanha entre os dias 14 de junho e 14 de julho.
Essa poderá ser a última grande competição de seleções para Cristiano Ronaldo, que hoje tem 38 anos.
* AFP