Alvo de críticas de diversos torcedores por conta do seu perfil duro, Nicolás Otamendi vem sendo um dos principais destaques da Argentina na Copa do Mundo. O camisa 19 está entre os melhores defensores da competição e vem provando seu valor aos 34 anos, segundo as estatísticas.
Exemplar durante toda a primeira fase, o defensor não foi punido pelos árbitros com cartões até as quartas de final do torneio. Mas além das 11 faltas cometidas em suas seis partidas disputadas e os cartões amarelos recebidos nos dois últimos jogos, o veterano tem sido fundamental na campanha da equipe Albiceleste.
De acordo com os dados do Sofascore*, Otamendi sofreu apenas dois dribles durante a Copa do Mundo. No jogo aéreo, o xerife venceu 20 duelos e tem a melhor marca nesse quesito entre os zagueiros, atrás apenas do atacante sul-coreano Gue-Sung Cho. Contabilizando os duelos no alto e no chão, o argentino foi bem sucedido 35 vezes e tem os melhores números em comparação com atletas da mesma posição.
+ Números não mentem: Messi é mais decisivo que Mbappé na temporada
Em seis partidas, o defensor já interceptou sete passes e tem a quarta melhor marca neste ranking entre os zagueiros. O argentino fica atrás somente de Timber (10), Gvardiol (8) e Aké (8). O jogador de 34 anos também afastou 21 bolas (8ª melhor marca) e tem 10 divididas na competição, o que representa um número pior em relação a Konaté (15), Timber (12) e Koulibaly (12) dentre os adversários da mesma posição.
No momento ofensivo, Otamendi ainda deveria melhorar em alguns aspectos, uma vez que o zagueiro não tem bom aproveitamento em passes e lançamentos. Ainda assim, o atleta é um líder dentro do vestiário e do campo. Um nome que dá segurança ao técnico Lionel Scaloni e ao restante do elenco. Um dos melhores defensores da Copa do Mundo.