Emiliano "Dibu" Martínez foi um dos grandes protagonistas na conquista do título da Copa do Mundo pela Argentina. No fim do segundo tempo da prorrogação contra a França, o goleiro fez uma defesa milagrosa em finalização de Kolo Muani. O camisa 23 garantiu a decisão nos pênaltis, na qual fez outra intervenção e ajudou a Albiceleste.
- Graças a Deus coloquei aquele pé (sobre a defesa no chute de Kolo Muani). O destino era sofrer, pois fizemos 3 a 2 e nos fazem gol em outro pênalti. Fiz minha parte, o que sonhei. É o momento que tenho que dar tranquilidade aos meus companheiros (sobre a disputa de pênaltis) porque outra vez chutam três vezes e me fazem três gols.
Em outros momentos da Copa do Mundo, Martínez também se mostrou um atleta decisivo. Nas oitavas de final, o goleiro defendeu uma finalização de Garang Kuol, da Austrália, e garantiu a vitória "hermana" por 2 a 1. Nas quartas de final, o jogador defendeu duas cobranças de pênaltis contra a Holanda.
Aos 30 anos, "Dibu" Martínez disputou sua primeira Copa do Mundo após conquistar protagonismo na Premier League. Em 2021, o atleta participou da conquista da Copa América, na qual foi decisivo na disputa de pênaltis contra a Colômbia nas semifinais, e também venceu a Finalíssima contra a Itália, em 2022.