O ex-jogador português Fernando Gomes, ganhador de duas Chuteiras de Ouro na década de 1980 e maior artilheiro da história do Porto, morreu neste sábado aos 66 anos, informou seu ex-clube em comunicado.
"Fernando Gomes, o maior artilheiro da história do FC Porto, morreu aos 66 anos", diz o comunicado na página da equipe portuguesa, que rendeu homenagem ao homem que ajudou a "transformar o Porto em um clube vencedor".
O lendário atacante não resistiu "aos efeitos de um câncer contra o qual estava lutando havia três anos", acrescenta a nota.
O nome de Gomes, que marcou 355 gols em 452 jogos oficiais, está ligado diretamente à história do Porto, onde jogou durante 13 temporadas, embora também tenha defendido o Sporting de Gijón da Espanha e tenha terminado sua carreira no Sporting de Portugal em 1991.
Pela seleção portuguesa, foram 47 jogos e 13 gols entre 1975 e 1988.
Fernando Gomes "foi sinônimo de elegância, classe e gols ao longo de sua carreira", disse a Federação Portuguesa de Futebol, que declarou um minuto de silêncio antes dos jogos deste fim de semana em homenagem ao ex-jogador.
* AFP