O Palmeiras venceu por 1 a 0 o colombiano América de Cali nesta quarta-feira, em Quito, e obteve o direito de disputar a final da Copa Libertadores-2022 feminina, na qual enfrentará o Boca Juniors.
O 'Verdão' conquistou a vitória com uma cabeçada de Ary Borges no início do segundo tempo (54) no jogo disputado no Rodrigo Paz, um dos estádios de Quito que recebem a décima quarta edição da competição desde 13 de outubro.
O Palmeiras disputará o título com o Boca Juniors, que na terça-feira eliminou o Deportivo Cali ao vencer por 3 a 0 nos pênaltis (1 a 1 no tempo regulamentar). Se vencer nesta sexta-feira, o time paulista conquistará o décimo primeiro título para o Brasil.
Se o time 'xeneize' vencer, a Argentina conquistará sua primeira Libertadores feminina.
Nesse mesmo dia, o América - finalista em 2020 e terceiro em 2019 - enfrentará seu vizinho Deportivo Cali valendo o terceiro lugar.
Nas quartas de final, o clube brasileiro derrotou o chileno Santiago Morning por 2 a 1 com gols marcados na reta final, aos 83 e 90+7 minutos.
Na fase inicial, venceu o Grupo C com 9 pontos, derrotando o Universidad de Chile (6), o equatoriano Independiente del Valle (3) e o paraguaio Libertad Limpeño (0).
Em sua terceira intervenção na Libertadores feminina, as 'Diablas Rojas' de Cali avançaram para as semifinais ao derrotar A Universidad de Chile por 4 a 2 nos pênaltis após empatar em 1 a 1 no tempo regulamentar graças a um gol contra de Karen Sources no minuto 72.
Da mesma forma, venceu o grupo D com 9 pontos, superando o Santiago Morning (6), o peruano Alianza Lima e o venezuelano Deportivo Lara (ambos com 1).
* AFP