O meio-campista Orlando Galo, integrante da seleção costarriquenha classificada para a Copa do Mundo do Catar-2022, testou positivo em um exame antidoping surpresa realizado em uma turnê pela Coreia do Sul em setembro, informou a federação local nesta terça-feira.
"A Federação Costarriquenha de Futebol (FCRF) informa que recebeu uma carta da Fifa informando que, após um exame de doping, o jogador Orlando Galo Calderón testou positivo para o uso de uma substância classificada como proibida", disse a entidade em um comunicado.
Segundo a FCRF, trata-se do esteroide anabolizante clostebol e Galo, de 22 anos, terá um prazo de três a sete dias para apresentar sua defesa.
A Fifa terá então que cobrar formalmente qualquer possível violação das regras antidoping e decidir se suspende o jogador ou arquiva o caso.
Até agora o Galo não recebeu nenhuma penalidade.
De acordo com o clube de Galo, o Herediano, o meio-campista está apto para disputar nesta quarta-feira a partida de ida da final da segunda fase do torneio local Clausura.
Galo é frequentemente convocado pelo técnico da seleção costarriquenha, o colombiano Luis Fernando Suárez.
A Costa Rica, que disputará sua sexta Copa do Mundo, integra o Grupo E da Copa do Catar-2022, juntamente com Espanha, Alemanha e Japão.
* AFP