O piloto britânico George Russell (Mercedes) conquistou a primeira pole position de sua carreira neste sábado, durante a classificação para o Grande Prêmio da Hungria de Fórmula 1, à frente do espanhol Carlos Sainz.
Russell conseguiu também a primeira pole para a Mercedes nesta temporada, depois de um início difícil para o atual campeão mundial de construtores.
A segunda fila desta 13ª prova da temporada será composta pelo monegasco Charles Leclerc (Ferrari) e pelo também britânico Lando Norris (McLaren).
Atrás, na terceira fila, vão largar as Alpines do francês Esteban Ocon (5º), que conseguiu a primeira vitória da carreira nesta pista na temporada passada, e do espanhol Fernando Alonso (6º). Atrás, o britânico Lewis Hamilton (Mercedes) largará da sétima posição à frente de Valtteri Bottas (Alfa Romeo), oitavo.
- Verstappen décimo -
Max Verstappen, que lidera o campeonato com uma sólida vantagem, largará domingo de uma decepcionante décima posição atrás de Daniel Ricciardo (McLaren), nono colocado.
"Não sei exatamente o que aconteceu, saí dos boxes (pouco antes do final da sessão) e o carro não tinha potência", explicou um "frustrado" Verstappen.
Com 12 das 22 corridas já disputadas, Verstappen tem 63 pontos de vantagem sobre Leclerc, seu perseguidor mais próximo. O monegasco foi o grande perdedor do GP da França no último fim de semana, no qual saiu da pista devido após cometer um erro pilotando seu carro e teve que abandonar no momento em que liderava a corrida com certa tranquilidade.
Em Hungaroring, um circuito curto, tortuoso e pouco propício a ultrapassagens, o piloto da 'Scuderia' tem diante de si a oportunidade de reduzir ao máximo a distância em pontos em relação ao piloto holandês, antes da pausa do campeonato.
"Ontem foi provavelmente nossa sexta-feira mais difícil de toda a temporada, ainda estávamos às 23h, comendo nossas cabeças, perdidos", explicou o 'poleman' do dia.
"Voltar 24 horas depois e conquistar a pole não é pouca coisa", acrescentou.
Desde o início da temporada, a alemã Mercedes vem tentando superar os problemas que a impedem de rivalizar com Red Bull e Ferrari.
Perguntado se esta pole position, que traz uma lufada de ar fresco seria um sinal de retorno ao topo, Russell mostrou humildade: "Não sei, para ser honesto, porque temos que olhar e entender de onde vem essa volta", disse ele.
É bom lembrar que Hungaroring é também um circuito que traz ótimas lembranças para o outro piloto da escuderia, Lewis Hamilton, que venceu oito vezes (um recorde).
--- Grid de largada do GP da Hungria de Fórmula 1:
1ª fila:
George Russell (GBR/Mercedes)
Carlos Sainz Jr (ESP/Ferrari)
2ª fila:
Charles Leclerc (MON/Ferrari)
Lando Norris (GBR/McLaren-Mercedes)
3ª fila:
Esteban Ocon (FRA/Alpine-Renault)
Fernando Alonso (ESP/Alpine-Renault)
4ª fila:
Lewis Hamilton (GBR/Mercedes)
Valtteri Bottas (FIN/Alfa Romeo)
5ª fila:
Daniel Ricciardo (AUS/McLaren-Mercedes)
Max Verstappen (HOL/Red Bull)
6ª fila:
Sergio Pérez (MEX/Red Bull)
Zhou Guanyu (CHN/Alfa Romeo)
7ª fila:
Kevin Magnussen (DIN/Haas-Ferrari)
Lance Stroll (CAN/Aston Martin-Mercedes)
8ª fila:
Mick Schumacher (ALE/Haas-Ferrari)
Yuki Tsunoda (JPN/AlphaTauri-Red Bull)
9ª fila:
Alexander Albon (TAI/Williams-Mercedes)
Sebastian Vettel (ALE/Aston Martin-Mercedes)
10ª fila:
Pierre Gasly (FRA/AlphaTauri-Red Bull)
Nicholas Latifi (CAN/Williams-Mercedes)
- Classificação do Q3
1. George Russell (GBR/Mercedes) 1:17.377
2. Carlos Sainz Jr (ESP/Ferrari) 1:17.421
3. Charles Leclerc (MON/Ferrari) 1:17.567
4. Lando Norris (GBR/McLaren-Mercedes) 1:17.769
5. Esteban Ocon (FRA/Alpine-Renault) 1:18.018
6. Fernando Alonso (ESP/Alpine-Renault) 1:18.078
7. Lewis Hamilton (GBR/Mercedes) 1:18.142
8. Valtteri Bottas (FIN/Alfa Romeo) 1:18.157
9. Daniel Ricciardo (AUS/McLaren-Mercedes) 1:18.379
10. Max Verstappen (NED/Red Bull) 1:18.823
* AFP