A Inglaterra sofreu sua primeira derrota para a Hungria em 60 anos neste sábado, em que os anfitriões conquistaram uma surpreendente vitória por 1 a 0 em Budapeste na estreia das duas seleções na Liga das Nações.
Embora a partida tenha sido movimentada, Dominik Szoboszlai marcou o único gol, convertendo um pênalti, no primeiro triunfo da Hungria sobre a Inglaterra desde 1962.
A derrota nos pênaltis para a Itália na final da Euro 2020 havia sido a última vez em que o time de Gareth Southgate saiu de campo com um revés nos 22 jogos anteriores.
No entanto, a seleção inglesa, com várias mudanças testadas pelo treinador, não conseguiu superar os donos da casa, que foram aplaudidos por um público de 30.000 pessoas composto principalmente por crianças em idade escolar.
"Eles estão muito desapontados porque queremos continuar vencendo partidas. Se queremos ser um time do primeiro escalão do futebol, precisamos vir aqui e vencer", disse Southgate.
"Foi uma longa temporada. O calor foi um fator e exigiu muito dos jogadores", acrescentou.
A Hungria foi forçada a jogar de portões fechados devido ao comportamento dos torcedores durante seus jogos em casa na Euro-2020.
As diretrizes da Uefa permitem que crianças com menos de 14 anos recebam ingressos gratuitos em tais circunstâncias e a Federação Húngara de Futebol aproveitou ao máximo.
Southgate promoveu as estreias de Jarrod Bowen e James Justin, mas as mudanças não surtiram o efeito desejado.
A Hungria criou a melhor chance no primeiro tempo, em um chute de Szoboszlai afastado quase na linha por Conor Coady e o chute para fora do capitão Adam Szalai do meio de campo ao ver o goleiro Jordan Pickford adiantado.
A pressão da seleção da casa valeu a pena. O árbitro marcou a penalidade máxima aos 64 minutos, quando o reserva Reece James derrubou Zsolt Nagy, após o lateral-esquerdo húngaro receber um passe na área.
James recebeu o cartão amarelo enquanto o atacante do RB Leipzig, Szoboszlai, converteu o pênalti, colocando a Hungria na frente.
Harry Kane quase salvou um ponto nos acréscimos, mas estava a centímetros de seu 50º gol pela seleção quando seu poderoso chute foi parar na rede do lado de fora.
"Não criamos muitas chances claras e o resultado real dependeu de uma decisão dura", admitiu Southgate após o jogo.
O treinador disse buscar "o equilíbrio entre descobrir coisas novas e a consistência da equipe regular". E acrescentou: "Tenho que ver se acertei."
Os jogadores de Southgate agora precisam se preparar para uma viagem para enfrentar a Alemanha fora de casa na terça-feira. Em seguida recebem Itália e Hungria no final deste mês.
* AFP