Benfica e Ajax, dois times tradicionais do futebol europeu, empataram em 2 a 2 no jogo de ida das oitavas de final da Liga dos Campeões, nesta quarta-feira, em Lisboa.
O sérvio Dusan Tadic abriu o placar aos 18 minutos mas o Benfica empatou com um gol contra do atacante do Ajax Sébastien Haller (26) que se redimiu três minutos depois marcando o seu (29). O ucraniano Roman Yaremchuk deixou tudo igual no segundo tempo (72).
Com esse resultado o atual líder da liga holandesa e o terceiro colocado no campeonato português vão decidir a vaga no dia 15 de março na Johan Cruyff Arena, em Amsterdã.
Sem a regra do gol fora de casa valendo mais em caso de empate no placar agregado do confronto, tudo ficou muito em aberto para este segundo duelo, onde o Ajax tem uma vantagem por jogar diante de sua torcida.
Sebastien Haller continua sendo a revelação desta Liga dos Campeões e depois dos dez gols que alcançou na fase de grupos, soma agora um décimo primeiro, o que lhe permite consolidar a sua liderança na artilharia do torneio, à frente do polonês Robert Lewandowski (Bayern Munique), que tem 9, e o egípcio Mohamed Salah (Liverpool), que marcou 8.
Depois de uma série de seis vitórias na fase de grupos, o Ajax não conseguiu manter essa impressionante sequência no início do mata-mata.
O Benfica, que em seu grupo superou e eliminou o Barcelona, pôde assim frear a equipe de Amsterdã. Outro time da capital portuguesa, o Sporting, não havia obtido o mesmo sucesso: foi derrotado duas vezes pelo Ajax na primeira fase.
- Benfica resiste -
No jogo desta quarta-feira, no Estádio da Luz, o Ajax deu uma sensação de superioridade quase desde o início.
Na primeira grande chance do jogo, a equipe visitante deu o primeiro golpe, quando Noussair Mazraoui cruzou da lateral da área para que Tadic (18), livre de marcação, pudesse chutar cruzado tranquilamente longe do alcance do goleiro grego Odisseos Vlachodimos.
Aos 26 minutos, o goleiro Remko Pasveer não conseguiu evitar o gol do Benfica. O belga Jan Vertonghen finalizou na área após um escanteio e depois de uma série de rebotes, o próprio Vertonghen tentou um ótimo passe quase da linha de fundo para a pequena área que não encontrou nenhum companheiro de equipe, mas que Haller tocou, com a infelicidade de introduzir o bola em seu próprio gol (25).
Haller não demorou a se redimir desse erro. Quase em seguida Steven Berghuis cruzou para a área, Vlachodimos afastou a bola mas ela sobrou para o jogador marfinense, que bem à vontade marcou o segundo do Ajax, aos 29 minutos.
Aos 44 minutos, o mexicano Edson Álvarez quase fez o terceiro gol do time de Amsterdã, mas acertou a trave.
Na segunda etapa, o Benfica foi mais ofensivo e o Ajax apostou principalmente no contra-ataque.
O brasileiro Everton (55), o uruguaio Darwin Núñez (58 e 70) e Gonçalo Ramos (71) tentaram, mas os visitantes também causavam danos e Tadic quase marcou aos 63.
O gol de empate veio aos 72 minutos, quando um chute de Gonçalo Ramos foi afastado por Pasveer, mas a bola sobrou na área e Yaremchuk, de cabeça, deixou tudo igual.
* AFP