O Benfica rescindiu o contrato do técnico Jorge Jesus, anunciou nesta terça-feira o clube, que vem de uma série de maus resultados, somada a uma suposta má relação entre o treinador de 67 anos e alguns dos seus jogadores.
O Benfica e Jorge Jesus chegaram a um acordo "para rescindir o seu contrato de trabalho com efeito imediato", afirmou o clube em um comunicado, especificando que o treinador da equipe reserva, Nélson Veríssimo, irá substituí-lo "até ao final da temporada".
Embora o Benfica tenha conseguido se classificar para as oitavas de final da Liga dos Campeões, juntamente com o Bayern de Munique, deixando o Barcelona de fora, este mês de dezembro foi marcado por maus resultados no nível nacional.
A derrota em casa para o Sporting (3-1), rival de Lisboa e atual campeão nacional, foi um duro golpe para a equipe de Jorge Jesus, que viu a desvantagem em relação aos co-líderes Sporting e Porto aumentar para quatro pontos.
A eliminação nas oitavas de final da Taça de Portugal, com mais um resultado humilhante na passada semana em casa diante do Porto (3-0), desestabilizou o Benfica, que na véspera teve de refutar os rumores de um acordo entre Jesus e o Flamengo para o seu regresso ao Rio de Janeiro.
E no momento em que o Benfica se prepara para enfrentar mais uma vez o Porto no Estádio do Dragão, na quinta-feira, desta vez pela 16ª rodada do campeonato português, Jesus teria entrado em conflito com um peso-pesado no vestiário, o jogador da seleção portuguesa Pizzi, noticiou a imprensa local.
Depois de uma primeira passagem pelo Benfica entre 2009 e 2015, o treinador já tinha deixado o clube em uma situação não muito amigável para trabalhar no Sporting, seu clube do coração, mas um grande rival das "Águias".
Jesus então teve grande sucesso à frente do Flamengo, com quem conquistou cinco títulos em um ano: a Copa Libertadores, o campeonato brasileiro e a Supercopa do Brasil, a Supercopa Sul-Americana e o campeonato estadual do Rio de Janeiro.
O treinador deixou o Flamengo para voltar ao Benfica em julho de 2020, explicando que pretendia regressar a Portugal no momento em que o Brasil era gravemente afetado pela pandemia de covid-19.
* AFP