A Hungria, que está no chamado 'grupo da morte' na Eurocopa junto com França, Alemanha e Portugal, ficou só no empate em 0 a 0 com a Irlanda nesta terça-feira em sua última partida de preparação antes do torneio europeu.
Depois de uma vitória apertada na sexta-feira sobre o modesto Chipre (1-0), apenas 97º no ranking da Fifa, os magiares se mostraram sem inspiração contra os irlandeses, que não se classificaram para a Euro.
Na ausência por lesão do principal talento húngaro, Dominik Szoboszlai, que marcou o gol de classificação nas eliminatórias em novembro contra a Islândia (2-1), as esperanças de gol recaíram sobre o atacante do Mainz, Adam Szalai, que marcou apenas uma vez nesta temporada na Bundesliga.
Ele participou de três das principais chances do time comandado por Marco Rossi: uma cabeçada defendida pelo jovem goleiro do Manchester City, Gavin Bazunu (de 19 anos), um chute rasteiro (55) um disparo desviado pelo segundo goleiro Caoimhin Kelleher, do Liverpool (82).
Este resultado eleva a invencibilidade dos húngaros a 11 jogos contando todas as competições, incluindo uma vitória por 2 a 0 sobre a Turquia em novembro e um empate (3-3) com a Polônia em março.
A Hungria, país anfitrião, mas 'patinho feio' do grupo F, estreia na Eurocopa no dia 15 de junho contra o atual campeão europeu Portugal e depois encara a França, atual campeã do mundo, em 19 de junho semmpre em sua Arena Puskas (68.000 lugares), antes de fechar a fase de grupos contra a Alemanha em 23 de junho em Munique.
O estádio mais modesto Szusza Ferenc em Budapeste já estava lotado nesta terça-feira com mais de 10.000 espectadores que vaiaram os onze jogadores irlandeses quando eles se joelhos em apoio ao movimento Black Lives Matter, apesar do gesto dos jogadores húngaros apontando para o distintivo em que se lia "respeito" na manga da camisa.
* AFP