Jogando em casa, o Porto garantiu a classificação às oitavas de final da Liga dos Campeões ao ficar no empate sem gols com o Manchester City, nesta terça-feira, pela quinta rodada do Grupo C do torneio europeu.
A equipe portuguesa, porém, também teria se classificado se perdesse para o líder do grupo, já que na outra partida na chave, o francês Olympique de Marselha derrotou o grego Olympiakos por 2 a 1.
O empate com os ingleses garantiu ao Porto a vice-liderança do grupo com 10 pontos, sete a mais que o terceiro colocado, o time da Grécia, faltando uma rodada para o fim da primeira fase da competição continental.
O jogo não teve muitas emoções no primeiro tempo entre um City já garantido na próxima fase e os donos da casa que precisavam apenas do empate para seguir na Liga dos Campeões.
A melhor oportunidade na etapa inicial foi do time da Inglaterra, através de um chute de Raheem Sterling que o nigeriano Zaidu Sanusi tirou em cima da linha quando o goleiro argentino Agustín Marchesín já estava batido.
Depois do intervalo, a equipe treinada por Pep Guardiola continuou dominando as ações ofensivas diante de um rival que se fechou na defesa e viu o goleiro Marchesín fazer duas grandes defesas em finalizações de Sterling (59) e Ferran Torres (70).
A equipe visitante ainda teve um gol anulado pelo VAR por impedimento do brasileiro Gabriel Jesus, no minuto 80.
Com esse resultado, o Manchester segue invicto na liderança da chave com 13 pontos e enfrenta na sexta e última rodada da primeira fase o francês Olympique de Marselha, enquanto o Porto vai à Grécia pegar o Olympiakos.
* AFP