Em 2016, encontrei-me com a empresária Gail Miller, uma das mulheres mais ricas dos Estados Unidos. Naquela época, Gail estava transferindo a sua propriedade exclusiva do do time de basquete Utah Jazz para um fundo que ela havia cuidadosamente projetado para manter a equipe no futuro. Enquanto eu revisava vários documentos com ela, perguntei: “Gail, você não se incomoda em deixar de ser a proprietária do Jazz?”
Gail ergueu os olhos dos documentos e disse: “Mas o Jazz nunca foi meu”. Sua resposta me surpreendeu e me deixou sem palavras por um momento. “Mas você literalmente possui o Jazz”, eu respondi. Jamais esquecerei a resposta dela. “Não, eu não sou dona do time”, ela reiterou, olhando-me nos olhos de uma forma que mostrava que ela sabia exatamente o que estava dizendo e fazendo. “Eu sou a responsável pelo Jazz.”
Sua resposta simples, mas poderosa, reverberou em minha mente e me levou a pesquisar, estudar e explorar a essência da liderança responsável – e como ela pode ser uma maneira transformadora de viver e de liderar. Em sua essência, os líderes socialmente responsáveis estão totalmente investidos em algo maior do que eles mesmos. Eles combinam um envolvimento pessoal profundo com uma perspectiva transcendente, que lhes permite causar impactos duradouros na vida dos outros. Ao examinar a vida de Gail e a vida de outros líderes socialmente responsáveis que estudei, cheguei a identificar quatro características únicas e poderosas desse tipo de liderança.
ELES SE BASEIAM EM VALORES E EM PROPÓSITOS
Como os líderes socialmente responsáveis têm um conhecimento claro sobre quem são, sobre aquilo que valorizam e sobre o que acreditam, eles são capazes de criar um modelo único para liderar. A maior parte do mundo não-administrador opera dentro de uma mentalidade baseada em hipóteses. Em outras palavras, se eu fizer X, então Y acontecerá, ou se eu fizer A, então o mundo/os outros farão B. Mas essa mentalidade torna a vida mecânica, transacional e baseada em resultados.
Em contrapartida, os líderes socialmente responsáveis lideram segundo uma visão de mundo baseada em valores e propósitos. Essa perspectiva única torna a vida infinitamente mais intencional e transcendente. O valor (transcendental) leva ao propósito de vida (investimento pessoal profundo). Sua transcendência pessoal é o condutor, e os líderes se sentem como agentes que estão investindo suas energias em algo maior do que eles mesmos. As expectativas estão em si mesmos, e não no resultado: como valorizo
X, desejo fazer Y. Essa forma de pensar também facilita a tomada de decisões. Como Roy Disney disse uma vez, “é fácil tomar decisões quando você sabe quais são seus valores”.
ELES SE PREOCUPARAM MAIS COM SEUS SUCESSORES DO QUE COM O SEU SUCESSO
Uma das características mais distintivas dos líderes socialmente responsáveis é sua conexão com algo maior – e não apenas com o tempo de sua própria vida. Eles veem seu papel individual como temporário. Essa perspectiva os faz pensar no futuro, permitindo que eles assumam objetivos e projetos que não conseguem realizar sozinhos ou durante suas vidas. Os líderes socialmente responsáveis não estão preocupados apenas com o funcionamento de seu grupo ou de sua empresa enquanto estão vivos e comandando; eles pensam na vida posterior de seus negócios, de sua família, empresa, comunidade e até mesmo de seu país.
Essa perspectiva sobre o que acontecerá depois que eles se forem os torna mais decididos sobre como alocam seu tempo, talento e bens. Também os torna generosos e abertos quando se trata de investir seus recursos e incentivar outros a fazerem o mesmo.
O QUE IMPORTA É O PROPÓSITO, NÃO A POSSE
No campo da psicologia positiva, um dos principais focos de pesquisa hoje é o conceito de propósito e como ele afeta a maneira como lidamos com a vida. Os pesquisadores chegaram ao consenso de que o propósito deve ser definido da seguinte forma: “O propósito é uma intenção estável e generalizada de realizar algo que é pessoalmente significativo e que, ao mesmo tempo, leva a um envolvimento produtivo com algum aspecto do mundo além do eu.”
Dentro dessa definição moderna de propósito, encontramos os dois princípios de pensamento dos socialmente responsáveis. O valor transcendental envolve o foco em “algum aspecto do mundo além do eu” e o seu investimento se relaciona com a “intenção de realizar algo”, o que leva ao “engajamento produtivo”.
Os líderes socialmente responsáveis sabem que, a menos que sejamos incrivelmente cuidadosos, o que possuímos tende a nos possuir de volta – sejam nossos negócios, nossas casas ou propriedades. Tudo tem um custo. Os socialmente responsáveis são livres porque não se sentem pressionados por nada, já que não se sentem donos de nada além de seu propósito. Isso torna muito mais fácil para eles vender ativos, mudar de posição, permitir que outros obtenham crédito ou até mesmo abrir mão das coisas, desde que seu objetivo principal se mantenha em vista.
ELES NÃO BUSCAM O EQUILÍBRIO, MAS O CONTRA-EQUILÍBRIO
Os mecanismos de contrapesos são usados
em uma ampla variedade de dispositivos do dia a dia, como elevadores, guindastes, pontes levadiças e até metrônomos. O objetivo de um contrapeso é fornecer uma forte força de oposição para que uma máquina possa realizar com mais eficácia a tarefa para a qual foi projetada. Longe de agir para limitar ou difundir sua força oposta, um contrapeso destina-se a trazer mais força, mais foco e direção à força que está combatendo. Os líderes socialmente responsáveis contrabalançam a transcendência (o seu “porquê”) com o investimento (o seu “como”) e permitem que a força de cada um intensifique a do outro. Além disso, como os líderes socialmente responsáveis adotam a perspectiva de longo prazo, suas vidas adquirem uma cadência autoral, que lhes permite mover-se em um ritmo medido e programado sem se esgotar.
O caminho de um líder socialmente responsável é desafiador e recompensador. É ao mesmo tempo profundamente pessoal e externamente expressivo. Aqueles que adotam o caminho do líder socialmente responsável não apenas encontram a paz decorrente de uma direção clara que vem do equilíbrio entre transcendência e investimento, mas também deixam uma marca indelével na vida de seus funcionários, amigos, familiares e comunidades – e, às vezes, no mundo todo.