Por que dizer “isso é estranho” se você pode dizer que “isso é uma anomalia”? Talvez porque a segunda opção te faz parecer mais inteligente… Um estudo da plataforma educacional Preply descobriu que quase três em cada cinco pessoas fazem exatamente isso: usam vocabulário complexo para demonstrar inteligência. Muitas vezes, a intenção é causar uma boa impressão. Na pesquisa, sete em cada 10 pessoas disseram que já usaram vocabulário complexo para impressionar alguém em um ambiente profissional, na maioria das vezes seu chefe e seus colegas.
E parece que essa tática funciona. Mais de três quartos dos entrevistados acreditavam que usar palavras grandes ou um vocabulário complexo faz alguém soar inteligente. E 58% das pessoas na pesquisa admitiram que usaram alguma palavra para parecer mais inteligente, mesmo sem saber o que ela significava.
“As palavras complicadas só funcionam se você souber como usá-las”, diz Val Wright, consultora de inovação e liderança, autora de Words That Work, Communicate Your Purpose, Your Profit, and Your Performance (“Palavras que funcionam, comunicam seu propósito, seu mérito e sua performance”, em tradução livre). “Se 58% das pessoas estão usando palavras que não entendem, então quantas pessoas estão ouvindo ou lendo mensagens confusas? Será que alguém aponta que essas palavras estão sendo usadas no contexto errado? Ser sincero é essencial em qualquer ambiente, mas apontar erros no discurso de um colega requer sutileza, mesmo que seja na melhor das intenções.”
Tentar parecer culto usando palavras difíceis pode trazer ainda outras desvantagens. Quarenta e três por cento das pessoas presumiram logo de cara que alguém usando um vocabulário complexo estava se esforçando parecer mais inteligente do que realmente era. E mais da metade das pessoas na pesquisa relataram que já encerraram uma conversa por causa disso. A linguagem complexa testa a paciência da outra pessoa se ela não souber o que você quer dizer.
“O bingo de palavras corporativas da moda tem sido um jogo de longa data em salas de reunião em todo o mundo, porque as palavras precisas que você usa podem fazer com que seus colegas concordem com você ou revirem os olhos pelas suas costas”, diz Wright.
ESCOLHENDO A PALAVRA MAIS CERTA
Nas reuniões do conselho, durante as decisões de promoção de carreira, nas rodadas de investimento – é nesses momentos do trabalho que seu vocabulário mais importa, e você sente os resultados da linguagem que usa. Wright indica algumas maneiras de expandir seu vocabulário para provocar a reação almejada nas pessoas ao seu redor:
“Combinar seu estilo de vocabulário com o de sua empresa e com o dos clientes que você atende”, aconselha ela. Por exemplo: uma empresa de varejo de moda voltada para adolescentes pode ter um estilo de comunicação diferente da de um fabricante de companhias aéreas.
Quando você se deparar com uma nova palavra, pesquise sobre ela. Aprenda a definição e desafie-se a usá-la três vezes durante a semana. Wright diz que o site Vocabulary.com tem ótimos recursos para explorar palavras que podem ser adotadas e fornece exemplos de uso de diferentes fontes.
Por fim, edite seu trabalho escrito e desafie-se a se afastar das palavras comuns e a usar palavras que cativam o público – mas sem perder o significado da mensagem! “Ao preparar executivos para palestras no palco, eu os encorajo a preparar frases específicas que eles usarão e que farão com que seu público pare para pensar”, explica Wright.
As palavras nem precisam ser muito extensas ou obscuras para serem consideradas complexas. “O jogo online Wordle, por exemplo, gera inúmeras controvérsias, principalmente por causa das palavras obscuras que muitos reclamam de que nunca ouviram falar”, lembra Wright. “Mas o nosso simples jogo diário com as palavras… já demonstra perfeitamente que o nosso vocabulário também pode gerar polêmicas na vida real.”
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