Da luz vermelha na largada à bandeira quadriculada da chegada, qualquer fã da velocidade sobre quatro rodas já deve ter imaginado como deve ser pilotar um veículo de corrida acima dos 300 km/h. Isso sem falar dos incríveis carros das tão famosas marcas, responsáveis por motores e tecnologia incomparáveis, sonho distante para muitos e que despertam desejo em qualquer fã da octanagem.
Devido a isso, uma das formas mais próximas de ter essa experiência são os games. Gran Turismo 7 traz de volta o sonho de competir a bordo de um carro dos sonhos, em uma experiência que beira o real para apaixonados por automobilismo. E pode levar os melhores jogadores a um nível além do virtual.
Sua primeira Ferrari é um sonho possível em GT7 (Créditos: Polyphony Digital)
O novo jogo de simulação automobilística da Sony não coloca você apenas em um campeonato aleatório de carros para que treine loucamente em busca do pódio. Na verdade, GT7 é uma experiência completa, então, seu primeiro veículo será de uma categoria mais comum, como qualquer carro que você veria nas ruas. Isso pode soar frustrante no início, mas tente lembrar do seu primeiro veículo real, do sabor da conquista e de como foi dirigi-lo. Agora eleve isso a uma realidade em que não é tão complicado assim chegar até sua primeira Ferrari.
O novo game mostra um foco muito maior no fator experiência. Essa novidade está presente não só na simulação dos carros e pistas, mas também em novidades como o GT Café, um hub no qual – além de aprender o básico sobre as mecânicas de jogo e selecionar suas missões – você poderá trocar experiências com personagens controlados pelo jogo e aprender mais sobre a história do automobilismo.
Afinal, Gran Turismo 7 tem mais de 400 veículos disponíveis, o que transforma a experiência de dirigir um Honda Fit em algo completamente diferente, a partir do momento que você conhece a história completa do carro que conduz.
GT7 RESOLVE OS PROBLEMAS DE SEUS ANTECESSORES AO APELAR PARA ELEMENTOS QUE TRANSFORMARAM A FRANQUIA EM UMA DAS MAIS FAMOSAS DOS GAMES.
Vale lembrar que o jogo é dirigido pela mente brilhante do presidente da Polyphony Digital, Kazunori Yamauchi, que dirige e produz os jogos do Gran Turismo. Yamauchi sempre põe suas referências nos jogos, o que cria um charme próprio: jazz suave, reprodução tipográfica afiada, uma fotografia invejável e um mar de informações sobre o universo do esporte. Estes são alguns dos elementos que transformam GT7 em algo além dos simples games de carros.
Gran Turismo 7, de quebra, resolve os problemas de seus antecessores ao apelar para elementos que transformaram essa franquia em uma das mais famosas dos games. Enquanto Gran Turismo Sport foi um bom jogo para o PlayStation 4, porém mais focado nos modos competitivos online que na experiência single-player, GT7 resolve essa questão ao mesmo tempo em que se livra dos problemas técnicos de Gran Turismo 5 e 6, sem menus complicados e modelos de carros que brilham os olhos.
Depois, ajuste seus veículos e parta para corridas, que lhe darão condições para comprar mais carros ou ajudarão a incrementar suas habilidades de direção. GT7 também traz de volta os clássicos testes de licença, que servem como uma maneira de ajudá-lo com as tais habilidades, mas também desbloqueiam mais tipos de eventos, ideais para turbinar a nova experiência.
Digo nova, pois parte disso se deve à notável implementação de feedback tátil no controle DualSense do PS5. Claro que um volante e pedais sempre serão a melhor maneira de jogar um jogo como Gran Turismo. No entanto, não há dúvida de que esta é, de longe, a melhor experiência de controle que um game de corrida trará. As vibrações do controle fazem um trabalho convincente ao simular várias superfícies, condições e graus de tração, enquanto os gatilhos aumentam a resistência com base nas capacidades do veículo. Dá até para sentir a liberação de pressão em sistemas de freio, por exemplo.
O Hub de GT7 conecta você a o universo da velocidade do game
Daí em diante, é continuar a se deliciar com a experiência completa de simulação veicular. São 34 locais de corrida diferentes, com mais de 90 leiautes de pistas, que chamam atenção após uma volta completa devido ao capricho na ambientação. Todos os elementos são de abrir a boca: a iluminação, as sombras, os reflexos, tudo está bastante natural.
A rotação climática também marca presença. Essas mesmas diferenças climáticas e de ambientes têm efeito direto na dirigibilidade do veículo, o que faz da experiência de dirigir em Gran Turismo 7 algo único e divertido, além de próximo do real (então saiba usar seu freio para não rodar fora da pista, que tanto elogiei aqui).
A forma como jogo conecta o universo virtual ao real é impressionante. O ronco dos motores, como cada carro, de cara marca, soa e se comporta de forma diferente, é surreal. Depois de jogar Gran Turismo 7 por horas, chega a ser engraçado como você começa a reconhecer melhor os veículos na rua, o que mostra que o trabalho feito com esse título vai além do digital.
Se você detonar a experiência da campanha de jogo e perceber que também está dominando o universo on-line do game, saiba que é aí onde o universo de GT pode levá-lo além. Gran Turismo tem uma série de torneios de esports em parceria oficial com a Federação Internacional de Automobilismo (FIA), que leva os melhores jogadores de cada região do mundo para participar de competições anuais com prêmios em dinheiro. Quem se destaca conquista oportunidades de ouro. Basta lembrar de Igor Fraga, um exemplo nacional.
Vencedor do torneio inaugural do game, em 2018, de lá para cá ele se tornou um nome a ser conhecido pelos fãs do jogo. Devido aos seus ótimos resultados no mundo virtual, foi convidado para o time Júnior da Red Bull em 2020, quando, aos 21 anos, correu na F3. O jogo não apenas permite competir online em busca de seu caminho nos torneios oficiais como também disponibiliza os canais para assistir aos torneios, caso você queira aprender com os melhores pilotos digitais do planeta.
A experiência Gran Turismo está de volta em 4K e faz do sonho de pôr as mãos nos maiores veículos, das marcas mais famosas do mundo, algo tão próximo do real que pode levar os melhores a lugares antes vistos apenas em seus sonhos. Que tal ligar os motores desta experiência?
O post Gran Turismo 7: velocidade e marcas, do digital ao real apareceu primeiro em Fast Company Brasil | O Futuro dos Negócios.