A natureza das carreiras mudou radicalmente nas últimas décadas. Antes, o esperado era que a maioria dos profissionais seguisse um caminho linear, envolvendo um número relativamente pequeno de empregadores. Agora, é normal que muitos de nós mudemos de emprego e de responsabilidade várias vezes, e que trabalhemos para diversos empregadores diferentes. Essa mudança reflete tanto uma alteração nas relações entre empregadores e seus funcionários quanto um reconhecimento de que as rápidas mudanças na tecnologia e no modelo de negócios exigem que sejamos mais ágeis na busca de uma carreira.
Embora as pessoas reconheçam a natureza dinâmica das carreiras, as suposições sobre a educação adicional necessária para segui-las não mudaram na mesma velocidade. Um diploma de bacharelado ou graduação ainda é visto como uma credencial fundamental para muitos empregos. Quem deseja entrar no ramo dos negócios pode cursar um MBA. Há também programas de graduação especializados para certas profissões (como direito ou medicina) e educação continuada necessária para exercer outras (como contabilidade, farmácia e psicologia clínica).
Mas, hoje em dia, existem várias opções para voltar a investir na sua formação e avançar na carreira. A seguir, destacamos algumas dessas opções que você pode não ter considerado:
PROGRAMAS DE GRADUAÇÃO
Diplomas universitários podem fazer sentido na sua trajetória. Um mestrado é o mais comum (embora o doutorado possa ser uma demanda para entrar em áreas como psicologia clínica ou gestão educacional).
Um programa de graduação ou pós faz mais sentido quando há novas habilidades substanciais a serem desenvolvidas que exigem um envolvimento profundo. Alguns desses programas são executados em residência (o que significa que você precisará ser estudante em período integral), mas há outras opções que permitem que se trabalhe enquanto estuda. Alguns são presenciais, outros têm a opção de ensino à distância.
Nos Estados Unidos, um mestrado típico envolve 30 créditos, sendo que cada crédito pressupõe aproximadamente 15 horas de aula e uma quantidade equivalente em tarefas. É um investimento pesado de tempo e, além disso, programas de pós-graduação costumam ser caros.
UM DIPLOMA DE BACHARELADO OU GRADUAÇÃO AINDA É VISTO COMO UMA CREDENCIAL FUNDAMENTAL PARA MUITOS EMPREGOS.
Isso significa que é preciso pensar no retorno desse investimento de tempo e dinheiro. Concentre-se nas credenciais recomendadas para os empregos aos quais aspira. Se as pessoas nessas funções normalmente têm um diploma, essa é uma boa direção para você.
Além disso, considere se as habilidades necessárias para a próxima geração de empregos exigem uma mudança significativa de mentalidade. Um bom programa de graduação não apenas ensina habilidades essenciais para uma carreira, mas também fornece um conjunto de métodos para resolver problemas que ajudam a estruturar os tipos de problemas espinhosos que executivos de alto nível costumam resolver.
CURSOS COM CERTIFICADO
Às vezes, um programa de pós-graduação não é o passo mais acertado na educação continuada. Existem muitas ofertas de cursos não universitários, bem como empresas de gerenciamento de programas online, como edX e Coursera.
Essas ofertas de cursos que não contam como crédito universitário geralmente ensinam habilidades específicas, que podem ajudá-lo em seu trabalho atual ou qualificá-lo para uma nova função. Se fizer diversos cursos livres, eles podem ser agrupados em uma “microcredencial” – como um certificado ou crachá digital que você pode colocar em seu currículo ou exibir em um perfil do LinkedIn. Adquira o hábito de participar de cursos livres anualmente. Se sua empresa oferece créditos educacionais, use-os.
Muitos programas são oferecidos remotamente e podem ser feitos conforme a sua conveniência. Eles são ótimos para se adquirir uma habilidade específica. Se possível, considere fazer algumas aulas presenciais. Uma das grandes alegrias desses cursos é conhecer outras pessoas interessadas em desenvolver o mesmo conjunto de habilidades. Essa rede informal oferece um benefício que vai além do conhecimento aprendido em aula.
Além disso, são uma ótima maneira de mergulhar em uma área na qual você está considerando um dia tirar um diploma avançado. Antes de mergulhar em um compromisso significativo, tire alguns dias para conhecer o material, bem como os tipos de professores que pode encontrar em um programa de graduação.
MUITOS PROGRAMAS OFERECIDOS REMOTAMENTE SÃO ÓTIMOS PARA SE ADQUIRIR UMA HABILIDADE ESPECÍFICA.
TREINAMENTOS INTENSVOS
Uma opção intermediária entre um programa de graduação completo e um curso livre são os treinamentos intensivos. Geralmente duram alguns meses e são voltados para pessoas que tentam mudar de carreira e precisam adquirir habilidades técnicas importantes. Os treinamentos intensivos são mais comuns para aprender habilidades como programação de computadores, análise de dados, aprendizado de máquina e segurança cibernética. O tempo investido é menor, embora o preço possa ser alto. Treinamentos intensivos também oferecem alguma assistência, com colocação de emprego, que muitos cursos livres não oferecem.
Antes de mergulhar em um treinamento intensivo, no entanto, pesquise o que os empregadores da área estão procurando em candidatos aos empregos nos quais você está interessado. Em algumas áreas, eles estão se afastando dos profissionais que fizeram treinamentos intensivos em favor dos que se formam em universidades. Existe um certo receio de que as pessoas treinadas aprendam técnicas específicas, mas não tenham as mesmas habilidades de resolução de problemas necessárias para enfrentar os desafios que surgem frequentemente, à medida que a tecnologia e os modelos de negócios mudam.
Em outras áreas, porém, há mais empregos disponíveis do que candidatos qualificados. Por conta disso, os formados em treinamentos intensivos têm uma vantagem – e uma variedade de vagas para escolher.
O post Como saber se (e quando) é hora de voltar a estudar apareceu primeiro em Fast Company Brasil | O Futuro dos Negócios.