Matheus Goyas é CEO e cofundador da Trybe, descrita por ele como um negócio de impacto por excelência, orientado para sustentabilidade de longo prazo por concepção e definição. A escola de tecnologia já recebeu US$ 50 milhões em três rodadas de captação – seed, Série A e Série B – que contaram com a participação de diversos investidores, como Base Partners, Untitled, XP Inc. Atlantico, Canary e Global Founders Capital, além de profissionais como Armínio Fraga e Hans Tung.
Mineiro, filho de uma professora da rede de ensino estadual, ele iniciou sua jornada profissional em educação aos 13 anos, ensinando matemática e física para estudantes do Ensino Fundamental. Em 2012, foi um dos fundadores do AppProva, ferramenta gratuita de preparação para exames padrão adquirida pela Somos Educação em 2017. Nesta conversa com a Fast Company Brasil, ele fala sobre inovação, aprendizado, missão, oportunidade, prosperidade e propósito.
O que é inovação para você?
Inovação é construir algo de forma mais simples, barata, acessível e com capacidade de gerar oportunidade para melhorar a vida das pessoas nas mais diferentes perspectivas. A inovação pode se manifestar através de um produto, serviço, modelo de negócios ou até mesmo na evolução de um processo. Entretanto, ela sempre depende do mindset das pessoas e das organizações que são inovadoras por escolha, que tomam riscos e que ousam fazer diferente para melhorar soluções existentes.
Qual a habilidade mais importante nos tempos atuais?
Em um mundo cada vez mais dinâmico como o que vivemos, acredito que a habilidade mais importante é a capacidade de aprender a aprender. As organizações estão em profundos e acelerados processos de transformação, exigindo dos colaboradores uma enorme capacidade de aprender novas habilidades de forma recorrente. Dentro deste contexto, adaptação e flexibilidade também são habilidades valorizadas. Além disso, outras habilidades são muito valorizadas pelo mercado de trabalho como um todo, tais como comunicação, negociação, capacidade de resolver problemas, criatividade, autoconhecimento, colaboração e liderança.
O que o conceito de sustentabilidade representa para o seu negócio?
EM UM MUNDO CADA VEZ MAIS DINÂMICO, A HABILIDADE MAIS IMPORTANTE É A CAPACIDADE DE APRENDER A APRENDER.
Primeiro, vale pontuar que a Trybe é um negócio de impacto e orientado para sustentabilidade de longo prazo por concepção e definição. Só temos sucesso se nossos estudantes tiverem sucesso em suas trajetórias profissionais, uma vez que a maioria dos que estudam conosco optaram pelo nosso modelo de sucesso compartilhado – forma de pagamento na qual os optantes nos pagam uma vez que conquistam trabalho e renda.
Esse alinhamento também transborda para o nosso time, uma vez que todos os colaboradores trabalham com a missão de gerar oportunidade na vida das pessoas que escolheram a Trybe como escola. Quanto mais cumprimos nossa missão, mais a empresa se desenvolve e, com isso, acaba gerando mais oportunidade e prosperidade para a equipe. E também garantimos o mesmo alinhamento com nosso time. Por fim, para nós, sustentabilidade é o valor que geramos como empresa para toda a sociedade, estudantes, pessoas colaboradoras, e acionistas.
Recentemente conquistamos a certificação B-Corp, que reconhece empresas que cumprem altos padrões de sustentabilidade e as avaliam por meio de um processo que analisa cinco principais áreas: modelo de negócios, comunidade, meio ambiente, governança e funcionários. E, para reforçar nosso compromisso de seguir evoluindo nessa agenda, contamos com a liderança da nossa diretora de ESG, Carolina Zanotta.
O que significa qualidade de vida para você?
Ser feliz nas diferentes perspectivas da vida.
Qual o melhor conselho que já recebeu?
O melhor conselho que já recebi foi focar em construir um time alinhado, com valores e princípios compartilhados e apaixonado por um propósito comum. As organizações são constituídas por pessoas e são elas que garantem o sucesso e a prosperidade.
O post 5 perguntas para Matheus Goyas, da Trybe apareceu primeiro em Fast Company Brasil | O Futuro dos Negócios.