Leitura de ambientes e percepção de pessoas estão entre as habilidades mais importantes para os líderes do mundo atual, na opinião de Fernando Migrone, vice-presidente de marketing para a América Latina da Zendesk. Especialista em gestão de negócios e atuando há mais de 26 anos no mercado, ele topou responder às cinco perguntas da Fast Company Brasil, dando sua visão sobre inovação, sustentabilidade e qualidade de vida.
O que é inovação para você?
É o desenvolvimento de soluções simples para problemas complexos. Nem sempre encontrar respostas novas – e mais eficientes – precisa ser algo difícil, ao contrário. Também na simplicidade conseguimos acessar melhores caminhos e experiências.
O que representa o conceito de sustentabilidade?
Sustentabilidade é a capacidade de perceber o que está ao seu redor e quais os impactos positivos e negativos podem surgir de suas ações, permitindo que você reduza ou elimine impactos negativos e potencialize os benefícios positivos.
Qual a habilidade fundamental do bom líder, hoje?
No cenário complexo de hoje, acredito que mais de uma habilidade é necessária para um bom líder. Uma das principais é desenvolver a capacidade de leitura e percepção das pessoas, sejam elas parte do seu time ou parceiros de negócios. Sabemos que existe muito mais em cada um do que é expresso apenas por palavras. Conseguir entender esse contexto pode ajudar a direcionar suas decisões e interações de forma mais assertiva. O segundo ponto que considero importante é ser capaz de antecipar cenários e evitar problemas antes que aconteçam. Como os mais experientes já diziam, é muito melhor prevenir do que remediar.
O que é qualidade de vida, para você?
A qualidade de vida está diretamente relacionada à saúde física e mental. Apesar de parecer óbvio, atingir esse equilíbrio não é tarefa fácil, exigindo esforço e dedicação para que aconteça. Alcançar esse equilíbrio, para mim, vem por meio de preparação, disciplina e planejamento. Isso permite que a gente se prepare para os desafios do dia a dia, tenha disciplina e rotina para executar o que é necessário para atingir os objetivos e um planejamento claro de onde se quer chegar.
Qual o melhor conselho que recebeu na vida?
Creio que um dos melhores foi aprender a partir da experiência dos outros. Em vez de apenas aprender com os próprios erros – que também é parte do processo de desenvolvimento -, às vezes é melhor escutar os mais experientes e entender o resultado de suas ações. Claro que você sempre pode desafiar esses resultados ou inserir outras variáveis, mas a vantagem é já partir de um nível mais adiantado, acelerando o seu processo e resultados, além de minimizar riscos.
O post 5 perguntas para Fernando Migrone, da Zendesk apareceu primeiro em Fast Company Brasil | O Futuro dos Negócios.