No estado do Rio Grande do Sul, a cada dez habitantes, apenas três têm seu esgoto coletado, o que não é garantia de que esses dejetos são realmente tratados, aponta o Instituto Trata Brasil. O que significa o total de 5,7 mil piscinas olímpicas de esgoto jogadas no meio ambiente a cada dia. Além do prejuízo à saúde da população, a falta de saneamento básico impacta negativamente a qualidade de vida e a economia de uma cidade.
De acordo com os últimos números divulgados pelo Ministério do Desenvolvimento Regional, em 2018 o Rio Grande do Sul tinha 86,4% da população com acesso à água potável. Para Édison Carlos, presidente do Trata Brasil, uma organização da sociedade civil destinada aos avanços do saneamento básico e na proteção dos recursos hídricos do país; este dado revela um grande desafio de mudança, por ser considerado baixo em relação ao padrão socioeconômico do Estado:
— Pelas metas da nova lei do saneamento, a Lei 14026/2020, todos os municípios precisarão atingir 99% das pessoas com água potável e 90% com coleta e tratamento dos esgotos. Ou seja, as cidades e suas empresas operadoras precisarão se esforçar muito para cumprir com as metas nacionais — pondera Carlos.
Através da Parceria Público-Privada (PPP) com a Companhia Riograndense (Corsan), a Ambiental Metrosul, parceira do Trata Brasil, pretende atuar para que essa situação mude em nove cidades da região metropolitana de Porto Alegre. O objetivo é que 87% das casas em Alvorada, Cachoeirinha, Canoas, Eldorado, Esteio, Gravataí, Guaíba, Sapucaia e Viamão tenham acesso a rede de esgoto tratado nos 11 primeiros anos dos 35 de concessão, ajudando a diminuir a taxa de poluição dos rios Sinos, Gravataí e Caí e impactando positivamente a vida de cerca de 1,8 milhão de pessoas.
A Ambiental Metrosul é uma das concessionárias da AEGEA Saneamento e a maior PPP de saneamento básico do país. Responsável pelos serviços de coleta, afastamento e tratamento de esgoto, bem como atualização do parque de hidrômetros, a empresa atua visando a redução de perdas para contribuir na melhoria de índices e qualidade do serviço de saneamento na região.