Desde que voltou às quadras, depois do nascimento da filha, Serena Williams escolheu um macacão preto inspirado, segundo a própria tenista, no filme Pantera Negra. Agora, ela foi surpreendida com a notícia de que o traje será proibido nas próximas edições de Roland Garros.
O presidente da Federação Francesa de Tênis disse que pretende ser mais rigoroso com o código de vestimenta dos atletas. À Tennis Magazine, Bernard Giudicelli falou especificamente sobre o traje de Williams:
"Não será mais aceito. É preciso respeitar o jogo e o lugar. Acho que fomos longe demais".
A decisão está sendo questionada principalmente porque o traje tem uma funcionalidade. Na época do torneio, disputado em junho, Williams até postou uma foto no Instagram, dedicando à todas as mães que tiveram um momento difícil se recuperando da gravidez.
O macacão é, na verdade, uma roupa de compreensão de corpo inteiro, feito para ajudá-la com os coágulos de sangue, um problema com o qual a tenista vem lidando nos últimos anos e que se intensificou depois que deu à luz Alexis Olympia, de quase um ano.
"Eu tenho muitos problemas com coágulos sanguíneos e não sei nem dizer quantos eu tive nos últimos dois meses. Geralmente tenho usado calças quando eu jogo, o que mantém a circulação sanguínea. É um traje divertido mas também é funcional, que me permite jogar sem problemas", explicou em entrevista a uma publicação americana.
A Nike, patrocinadora de Serena, também se posicionou com uma indireta no Instagram. A legenda é mais que verdadeira: "Você pode tirar a heroína dos seus trajes, mas nunca poderá tirar os superpoderes dela".
Demais, né?
Desde o veto, Williams vem recebendo apoio nas redes sociais. A ex-tenista Billie Jean King falou em sua conta no Twitter sobre o assunto:
"O policiamento sobre o corpo das mulheres deve terminar. O 'respeito' necessário vem do talento excepcional que Serena Williams leva ao jogo. Criticar o que ela usa para trabalhar é o verdadeiro desrespeito", escreveu.
Além disso, outro detalhe foi lembrado pelos usuários da rede: em 1985, a tenista Anne White se transformou em um hit das quadras depois de usar um macacão branco em Wimbledon, Grand Slam disputado em Londres. A pergunta que muita gente está se fazendo é o que faz um traje ser sucesso e outro ser considerado desrespeitoso.
"Quando uma mulher branca usa, é ok. Aberto da França, pare com o policiamento sobre corpos de mulheres negras", tuitou uma usuária.
Leia mais: