Perfil @timesupnow trouxe arte de @rachel.jo representando o movimento das artistas A atriz Jane Fonda também usou o botton do movimento no vestido branco
Ao contrário de Globo de Ouro, BAFTA e Grammy, o Oscar 2018 não trouxe celebridades em protesto com vestidos de gala pretos. Em vez disso, a profusão de cores marcou o movimento Time's Up. Pouco antes da passagem dos artistas pelo tapete vermelho, a proposta foi postada na conta oficial no Instagram: "Hoje à noite, nossas irmãs estarão usando um conjunto festivo de cores e bottons TimesUp, representando esse vasto movimento de mulheres em todos os lugares." E assim foi.
A variedade de cores nesta 90ª cerimônia do Oscar, portanto, representa o tamanho do protesto. A página também chama o público a opinar sobre o movimento e fazer parte desta iniciativa que marca o momento atual da indústria cinematográfica, desde que uma onda de denúncias de assédio tomou conta dos noticiários.
No tapete vermelho, atrizes desfilaram com bottons presos aos vestidos em alusão ao Time's Up, como Elizabeth Moss (abaixo), no detalhe do cinto:
A atriz Jane Fonda também usou o botton do movimento no vestido branco (abaixo):
Muitos homens também usaram os pins de Time's Up na cerimônia para apoiar a iniciativa das mulheres, como Sam Rockwell, Steven Spielberg e Guillermo del Toro.
Alguns artistas também apareceram no red carpet usando pins laranjas: trata-se de apoio à organização Everytown for Gun Safety, que apoia a prevenção da violência com armas.
Entenda o que é o #MeToo e o movimento #TimesUP
- A primeira acusação contra o produtor Harvey Weinstein, em outubro, suscitou uma onda de denúncias de atrizes e surgiu o movimento #MeToo (eu também), por meio da qual muitas mulheres quebraram o silêncio.
- A entrega do Globo de Ouro, no início de janeiro, tornou-se uma manifestação favorável ao movimento Time's Up, com atrizes vestindo preto para protestar contra o assédio sexual e Oprah Winfrey proferindo um discurso abrasador.
- Já a premiação Screen Actors Guild trouxe apenas apresentadoras mulheres e foi focada na desigualdade de gênero e outros problemas sociais.
- Durante o Bafta, considerado o "Oscar britânico", ativistas ocuparam o tapete vermelho.
Leia também