SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O governo de São Paulo, gestão João Doria (PSDB), anunciou nesta quarta (12) a retomada gradual dos atendimentos presenciais nos postos do Poupatempo e de Ciretrans.
Os agendamentos começam na terça (18) e, no dia seguinte, passam a operar os postos do Poupatempo da Sé e Itaquera, na capital; São Bernardo do Campo e Mauá, no ABC, e também Mogi das Cruzes, Santos, Guarujá e Bauru.
O cronograma será semanal -vai até o dia 28 de outubro e segue as diretrizes do Plano São Paulo de reabertura das atividades econômicas.
Só poderão funcionar as unidades de cidades que estiverem nas fases amarela e laranja e o fluxo de pessoas não pode ultrapassar 30% da capacidade dos locais.
Inicialmente, somente os serviços que exigem atendimento presencial serão feitos, como a primeira emissão da CNH e do RG, já que requerem coleta biométrica e ida ao posto.
Com a reabertura, o governo paulista pretende sanar uma reclamação recorrente nos últimos meses: de motoristas que não receberam suas carteiras de habilitação mesmo após aprovação em exames teóricos e práticos de direção.
Também nesta quarta, vice-governador Rodrigo Garcia (DEM) anunciou a ampliação do Poupatempo, de 75 para 340 unidades, até o final do governo Doria).
Para isso, serão incorporados os serviços do Detran. Segundo Garcia, as unidades do departamento de trânsito serão transformadas em postos do Poupatempo.
As unidades que irão reabrir no próximo dia 19 já estarão nesse novo formato, com atividades unificadas dos dois órgãos.
Atualmente existem mais de 200 serviços digitalizados pelo Poupatempo, em comparação aos sete oferecidos no início de 2019.
Os novos postos vão manter todos os atendimentos prestados pelo departamento de trânsito e incorporar os outros do próprio Poupatempo.
Poupatempo e Ciretran - como será reabertura
Os locais foram fechados desde o dia 24 de março, conforme o decreto de quarentena estipulado devido à pandemia O calendário de reabertura vale para cidades que estiverem nas fases laranja e amarela do plano de retomada gradual das atividades econômicas A primeira etapa do cronograma será no dia 19 de agosto e o calendário segue até o final de outubro O agendamentos para atendimento nos postos físicos podem ser feitos a partir de terça-feira (18) pela internet Mas esta etapa de reabertura vai priorizar apenas o que houver exigência presencial, como a primeira emissão de CNH e expedição de RG
Veja datas:
19/8
Sé (centro da capital)
Itaquera (zona leste da capital)
São Bernardo do Campo (ABC)
Mauá (Grande SP)
Mogi das Cruzes (Grande SP)
Santos
Guarujá
Bauru
26/8
Lapa (zona oeste da capital)
Santo Amaro (zona sul da capital)
Cidade Ademar (zona leste da capital)
Guarulhos (Grande SP)
Suzano (Grande SP)
Caraguatatuba
Campinas Shopping
Sorocaba
Araraquara
São Carlos
São Vicente
Praia Grande
2/9
Santo André (ABC)
Osasco (Grande SP)
Taboão da Serra (Grande SP)
Diadema (ABC)
Carapicuíba (Grande SP)
São José do Rio Preto
Catanduva
Fernandópolis
Barretos
Caieiras
Cotia
Indaiatuba
10/9
Itaquaquecetuba (Grande SP)
Piracicaba
Franca
Americana
Rio Claro
Marília
Presidente Prudente
Bragança Paulista
Mogi Guaçu
São João da Boa Vista
Araras
Sertãozinho
16/9
Guaratinguetá
Ourinhos
Tatuí
Jaú
Itu
São José dos Campos
Ribeirão Preto
Taubaté
Limeira
Araçatuba
Jundiaí
23/9
Lençóis Paulista
Jales
Aguaí
Salto
Pindamonhangaba
Votuporanga
Jacareí
Bebedouro
Botucatu
Birigui
30/9
Penápolis
Andradina
Avaré
Assis
Itapetininga
Itapeva
Registro
Dracena
Tupã
Lins
14/10
Hortolândia
Santa Bárbara d' Oeste
São Caetano do Sul
Sumaré
Franco da Rocha
28/10
Barueri (Grande SP)
Itapevi (Grande SP)
Atibaia
Valinhos
Embu das Artes (Grande SP)
Itatinga
Porto Ferreira
São Sebastião
Fonte: Detran-SP